
10 maio Mudanças para o RH: o que mudou na hora de contratar e demitir?
Entre tantos outros processos, os de demissão e de contratação também foram afetados pela pandemia da COVID-19. Mais uma vez, o profissional de Recursos Humanos precisa agir para estar totalmente atento às mudanças e como elas podem afetar sua empresa.
A nova era de contratação
A digitalização dos processos de RH, foi um dos grandes avanços que mudaram o processo de contratação. Em boa parte das empresas, acontecia tudo presencialmente, como as dinâmicas em grupo e as entrevistas entre o profissional de Recursos Humanos e o candidato.
Com o distanciamento social, o ambiente virtual tornou-se a opção mais viável, da aplicação da vaga à própria entrevista, via videoconferência. Dessa maneira, muitos RHs enxergaram benefícios que contribuíram para maior agilidade no preenchimento de uma posição dentro da empresa.
Além disso, existe outro ponto a ser ressaltado: como integrar o novo colaborador?
Muitas empresas optaram por trabalhar a estratégia de kits de boas-vindas que transmitem a comunicação institucional para dentro da casa de seus novos funcionários. Em alguns casos, eles enviam até mesmo notebooks, celulares e cadeiras ergonômicas, para demonstrarem o incentivo e a preocupação com o bem-estar dos colaboradores.
De acordo com muitos profissionais, mesmo após a pandemia, o novo formato deve permanecer, já que é possível tornar o processo uma experiência melhor e mais ágil para ambos os lados.
Quais as mudanças para demitir?
Com a pandemia, diversas regras foram implementadas para preservar o emprego de milhares de pessoas, e também, evitar o fechamento de suas empresas.
Entre elas, está a Lei 14.020/20, que é um programa emergencial de manutenção de emprego e renda. Assim, possibilitando a estabilidade provisória para o funcionário que teve seu contrato suspenso ou salário reduzido.
Nela, diz que, se o empregador demitir sem justa causa durante o período de garantia provisória do emprego, terá de pagar juntamente com as verbas rescisórias, uma indenização que varia de acordo com a redução de jornada de trabalho e de salário.
Por todas essas mudanças e adequações nos diversos cenários de demissão, o profissional de Recursos Humanos precisa estar alinhado com as regras atuais e acompanhando todos os processos individuais detalhadamente. O que hoje exige mais tempo do RH, do que antes.
Otimização de tempo é fator primordial para o RH
Todo profissional na área de gestão de pessoas em uma empresa precisa otimizar seu tempo para dar prioridade aos assuntos que são vitais para a manutenção das mesmas.
Com isso, é essencial que o RH conte com ferramentas que auxiliem seu dia a dia e permitam focar no que é primordial neste cenário atual.
A IS Interseller oferece um serviço desenvolvido em otimizar o tempo deste profissional, gerindo e prestando consultoria em todas as operações essenciais relacionadas aos benefícios, para que o profissional de Recursos Humanos possa se dedicar às mudanças necessárias e constantes da empresa.
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IS Interseller.
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