Como a saúde mental pode afetar o trabalho?

Como a saúde mental pode afetar o trabalho?

A saúde mental é uma preocupação mundial que não é dos dias de hoje. Contudo, o estigma social da sociedade com doenças como ansiedade e depressão, só começou a melhorar recentemente.

É bem comum muitas pessoas não buscarem ajuda psicológica, pela falta de compreensão e do apoio. E dessa forma, afetam diversas áreas da vida, como seu lado profissional.

A saúde mental no Brasil

Em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, mostrou que dentro dos mais de 17 mil participantes, 86,5% dos entrevistados se enquadram em algum tipo de ansiedade.

Sob o mesmo ponto de vista, desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo. Um dado alarmante e preocupante, ainda mais durante a pandemia e com todas as mudanças de cenário.

O impacto da saúde mental no trabalho

O desequilíbrio da saúde mental pode ocasionar inúmeros sintomas, entre eles insônia, irritação, cansaço excessivo, falta de foco e queda na produtividade.

Além disso, quando esses sintomas se unem aos prazos apertados, as cobranças de metas a serem batidas e a alta competitividade, muitos colaboradores tendem a piorar, caso não possuam acompanhamento adequado.

Isso acaba ocasionando mais chances de faltas, afastamentos e até mesmo, de demissão voluntária, aumentando as taxas de turnover.

Recursos Humanos: como posso incentivar o cuidado da saúde mental?

O Recursos Humanos tem papel fundamental no cuidado com a saúde mental dentro da empresa.

Primeiramente, o profissional de RH precisa desenvolver um espaço de acolhimento para todos seus funcionários. Um local seguro para que eles possam sentir confiança em compartilhar e procurar ajuda.

Outro ponto a ser considerado é compreender a situação atual da organização da empresa para saber se está ou não contribuindo para os níveis de estresse da equipe.

Uma política de saúde mental em vigor é essencial para que ambas as partes saibam o compromisso da empresa com a temática.

Por fim, é essencial que os funcionários tenham meios para buscar esta ajuda, como por exemplo seguro saúde, programas de saúde mental, acesso a aplicativos de saúde física e mental, aulas de meditação em grupo, entre outros.

O papel da IS Interseller na saúde mental

A importância de cuidar da saúde mental deve ser um dos pontos fundamentais dentro de uma empresa.

Por isso, a IS Interseller possui um programa de incentivo ao cuidado com os colaboradores, focado na manutenção, prevenção e conscientização.

Nosso papel é auxiliar o Recursos Humanos da melhor maneira possível a desenvolver estratégias que sejam positivas para a saúde mental de seus funcionários e, também, para a saúde financeira da empresa.

0 comentários

Faça seu comentário

×