Setembro Amarelo: qual seu significado.

Setembro Amarelo: qual seu significado.

O setembro amarelo é um mês dedicado a campanha de prevenção e conscientização contra o suicídio. Seu significado é de extrema importância para levantar o questionamento sobre a saúde mental e seus cuidados.

Como surgiu o Setembro Amarelo?

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos, conhecido como Mike Emme cometeu suicídio. Seus familiares e amigos nunca perceberam os sinais, já que ele era lembrado por ser um rapaz alegre e comunicativo.

No velório, foram distribuídos cartões amarrados com fitas amarelas, a cor do seu Mustang 68, e frases de apoio para que outras pessoas pudessem se sentir acolhidas caso estivessem enfrentando problemas emocionais.

A ação foi a inspiração para a criação do movimento de prevenção ao suicídio que carrega como símbolo uma fita amarela.

Setembro Amarelo no Brasil

Com a data de 10 de setembro, instituída como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil criou em 2015, a campanha Setembro Amarelo.

Sua proposta é conscientizar sobre a prevenção do suicídio, disponibilizando informações para que a mensagem possa ser propagada para cada vez mais pessoas.

Os números no país

O CVV (Centro de Valorização da Vida) ressalta que as razões para cometer o suicídio podem ser inúmeras.

Segundo um estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram em algum momento em suicídio, sendo que 4,8% chegaram a pensar em um plano.

A educação é a primeira medida preventiva, que pode ser difundida através do compartilhamento de informações responsáveis e alinhadas com as recomendações das autoridades de saúde. Assim, mais brasileiros podem ter acesso aos recursos disponíveis de prevenção.

Peça ajuda, conte com o CVV

O CVV é uma organização gratuita que oferece suporte emocional 24h por dia através de voluntários que fazem atendimento gratuito pelo telefone 188 ou chat online CVV.

Não se preocupe, o atendimento é anônimo e feito sob sigilo. Se precisar de ajuda, não hesite, entre em contato.

0 comentários

Faça seu comentário

×