Lei geral de proteção de dados (LGPD).

Lei geral de proteção de dados (LGPD).

A lei geral de proteção de dados (LGPD) ou Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018, foi criada para regulamentar o uso dos dados pessoais pelas empresas, o que garantirá mais privacidade e transparência no tratamento dos seus dados cadastrais.

Anteriormente a lei, a nossa constituição já nos garantia a proteção à privacidade, porém ainda não tínhamos uma lei específica que nos protegesse em relação ao vazamento destas informações.  

A lei foi criada com base no Regulamento Geral de Proteção de Dados da União (GDPR). Esta foi a primeira regulamentação a ser criada sobre o assunto e após isso, a União Europeia, informou que não faria mais negociações com países que não tivessem uma lei específica sobre o tema.  

Mesmo com mais de 100 países utilizando leis de proteção de dados, em 2019, mais de 1,2 bilhões de pessoas no mundo tiveram seus dados vazados na internet.

O que mudará na prática?

Desde 18 de setembro de 2020, a LGPD está em vigor no Brasil e com ela, vieram algumas mudanças sobre o tratamento dos nossos dados cadastrais.

A LGPD, lida com pessoas e empresas e trata de quatro quesitos, que são:

  1. Dados: a informação que diz respeito a alguém;

Dono dos dados: aquele a quem a informação se refere;

Controlador dos dados: é ele quem determina quais os dados que serão solicitados, o que será feito destas informações e como e quando serão excluídos do banco de dados.

Operador de dados: ele fará na prática o que o controlador de dados determinar.

Vejamos o que deve mudar na prática com a implantação da lei.

O que muda para você.

Sabe aquelas ligações de telemarketing que recebemos diversas vezes ao dia?

Após a implantação da lei, você pode perguntar como a empresa conseguiu seu telefone, quais os dados cadastrais que ela tem sobre você e essas perguntas terão que ser respondidas pela pessoa que está ligando.  

E caso você queira, ainda tem a escolha de pedir para a empresa apagar os seus dados do banco cadastral dela e solicitar que as ligações sejam suspensas. 

O mesmo acontece com as newsletters ou lojas virtuais, elas têm que lhe dar a opção de continuar ou não recebendo seus conteúdos. 

Para a sua empresa.

A lei determina que todas as empresas que armazenem dados dos seus clientes, funcionários ou prestadores de serviço, independente do porte ou da quantidade de dados, se adequem à lei.

As empresas utilizam diferentes tipos de dados e terão que ter cuidados diferentes sobre os dados armazenados. Informações como etnia, dados médicos, religiosos e convicções políticas são considerados sensíveis e estes dados devem ser protegidos. 

Toda a informação recebida pela empresa, deverá ser autorizada pelo dono dos dados e será de responsabilidade da empresa o armazenamento. Caso seja usada de forma inadequada, a empresa será penalizada.

Como será feita a fiscalização da LGPD?

Um novo órgão governamental está sendo criado para a fiscalização da lei, a Autoridade Nacional da Proteção de Dados (ANPD), será a responsável por todo e qualquer processo referente a casos de segurança de dados. 

Através de um relatório solicitado pela ANPD será feito uma análise que dirá se a empresa está cumprindo as exigências da lei. Caso haja discrepância nos dados, uma advertência ou uma multa serão aplicadas; 

As multas poderão ser de 2% do rendimento bruto anual da empresa, até o limite de 50 milhões de reais, por infração ou a suspensão das coletas de dados. 

Sua empresa tem até agosto de 2021 para se adequar às novas regras, este é o prazo em que a ANPD começará a funcionar.

A LGPD na IS Interseller. 

As seguradoras, corretoras de seguros, assim como os demais ramos empresariais terão que adequar-se à LGPD.

Para garantir a segurança de nossos clientes e se adequar a nova lei, a IS Interseller vem inovando e mudando os processos internos, assegurando a proteção de todos os dados dos clientes e certificando que nada é acessado e tratado de maneira contrária à lei. 

A criação da ÁREA DO CLIENTE em nosso site é umas das novidades implementadas. Com acesso restrito ao responsável pelos Recursos Humanos de cada empresa, o novo site dá segurança e rastreabilidade de acesso às informações ali disponibilizadas, evitando que dados sensíveis sejam enviados por e-mail e acabem sendo expostos a vários destinatários.

A IS Interseller também conta com uma assessoria jurídica especial para LGPD, que certifica cada etapa do trabalho e mitiga os riscos de exposição de dados sigilosos, garantindo maior conforto e segurança aos clientes.

IS Interseller

Inovando para Surpreender, inovando para Solucionar.

Leia também:

A importância de cuidar da saúde mental.

Previdência privada, quais os benefícios de investir?

Soluções práticas e seguras para a sua empresa.

Qual é o melhor seguro de vida para você? – Parte 2

O que meu plano de saúde e odontológicos são obrigados a cobrir?

Qual é o melhor seguro de vida para você? – Parte 2

Como fazer uma boa gestão financeira

Qual é o melhor seguro de vida para você? – Parte 1

COMO FICAM OS PLANOS DE SAÚDE APÓS A SUSPENSÃO DO REAJUSTE

Seguro saúde, o que sua empresa precisa saber ao contratar?

A história do seguro – Como ele surgiu.

Qual a importância de se contratar um seguro de automóvel?

O que você precisa saber antes de viajar para o exterior.

Seguro de vida e Covid-19 – Seu seguro cobre óbito durante a pandemia?

ALONGAMENTOS PARA FAZER EM CASA DURANTE A QUARENTENA

PLANO DE SAÚDE E TIPOS DE TESTES DE COVID – TEM COBERTURA?

A NOVA IS

COMO PROTEGER AINDA MAIS O MEU PET?

0 comentários

Faça seu comentário

×