O que você precisa saber antes de viajar para o exterior.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O EXTERIOR.

O que você precisa saber antes de viajar para o exterior.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O EXTERIOR.

Designed by pch.vector
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O EXTERIOR.

Se você está se preparando para uma viagem internacional corporativa e tem dúvidas sobre as providências necessárias antes de embarcar, este post vai te ajudar e dar dicas para que sua viagem seja muito mais tranquila e segura.  

Local da viagem

Cada país tem as suas regras comportamentais, suas leis e seus costumes. Ser estrangeiro não exclui ninguém de cumpri-las. Por isso, antes da viagem começar, verifique quais são as principais diferenças culturais entre o seu país e o que irá visitar.

Se você estiver liderando uma equipe, é importante que informe a todos sobre essas regras, para que ninguém passe por situações inusitadas e constrangedoras que podem acabar transformando uma viagem tranquila em pesadelo.

Procure também transmitir informações sobre o que é possível levar em sua bagagem em uma viagem aérea, sobre o clima do local onde irão e sobre o dresscode, código de vestimenta esperado dos profissionais de sua área de atuação no local para onde estão indo. Isso fará bastante diferença em toda a viagem.

Organizando uma viagem corporativa.

Uma viagem internacional corporativa pode significar um grande investimento do orçamento de sua empresa, então o primordial é o planejamento. Comece a se organizar com antecedência. Isso pode parecer uma coisa óbvia, mas alguns funcionários podem não ter a documentação necessária para a viagem e nem saber como se portar em certas situações. Por isso, é muito importante começar a se organizar muito antes da viagem chegar para fazer um treinamento com os funcionários.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O EXTERIOR.

Designed by pch.vector
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O EXTERIOR.

1- Faça um orçamento, verifique quantas pessoas viajarão, quais são os destinos que irão visitar, se haverá deslocamento lá e outro como será feito, levante os custos das passagens aéreas e das hospedagens. Reservas feitas com antecipação costumam ter custos significativamente menores do que as feitas em cima da hora.

2- Oriente a sua equipe sobre o roteiro hotéis, orçamento e exatamente o que será custeado pela empresa. Isso evita que aconteçam desconfortos ou mal entendidos durante a viagem. Deixe claro para a equipe que está viajando, quais os limites de consumo inclusos no pacote. Por exemplo no local de hospedagem, se inclui café da manhã, o que pode ser consumido na área no frigobar ou pedido em seus quartos e etc.

3- Incentive o turismo responsável. É importante que o colaborador se divirta durante a viagem em seu horário de descanso, pois o fato de estar longe de casa e da família pode pesar em seu ânimo e consequentemente, no de toda equipe. O ideal é que existam momentos livres e horários para o lazer, mantendo-se em mente que as atividades não podem comprometer o cronograma ou o desempenho em uma reunião importante, por exemplo. 

4- Mantenha-se informado(a) sobre o câmbio. Isso vai além de saber qual a moeda corrente no país de destino. Antes de uma viagem precisamos saber qual a melhor forma e lugar de se fazer o câmbio, se nossos cartões de crédito e débito estão habilitados para o local da viagem e de que forma a empresa fará os pagamentos devidos em moeda local aos colaboradores. Hoje existem diversas modalidades de cartões pré pagos, que facilitam o controle dos gastos e as prestações de conta.

5- Verifique qual a documentação necessária para a entrada no país de destino. Cada país tem suas exigências, como visto, vacinas e comprovações necessárias para a entrada de estrangeiros. Mais abaixo, colocamos uma lista de documentos mais comumente usados para viajar ao exterior.

6- Faça um seguro viagem. Está tudo indo bem na sua viagem e, de repente, um imprevisto acontece. A bagagem que se extravia, um vôo atrasa, uma indisposição ou um acidente… 

Estar protegido caso algo inesperado aconteça na sua viagem é uma garantia para sua empresa e seu colaborador e em alguns países, obrigatório. O seguro viagem garante essa tranquilidade. Existem diversos tipos diferentes de apólices no mercado, com certeza uma irá se encaixar nas suas necessidades.

Lembre-se: toda viagem conta com algum imprevisto. Previna sua empresa e seus funcionários de qualquer percalço.

Documentação necessária para viajar para o exterior

Preparamos uma lista com os principais documentos exigidos ao se viajar para o exterior. É importante sempre consultar o portal do Itamaraty para saber mais informações sobre a exigência de visto e documentações específicas necessárias para a sua viagem, por meio do link: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br

Veja a lista de documentos que provavelmente você irá precisar:

  1. Passaporte: é um documento de identificação reconhecido internacionalmente. Para tirar o passaporte é necessário fazer um agendamento na Polícia Federal. O passaporte costuma levar algum tempo para ficar pronto e seu número é exigido por várias companhias aéreas no momento da compra da passagem. 

A maioria dos países exige passaporte para os viajantes brasileiros, mas em alguns países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) é possível entrar somente com o RG ou Carteira de motorista.

Se você já possuir passaporte, fique atento a data de vencimento do documento.

Para saber mais sobre o passaporte, acesse o portal da Polícia Federal: 

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/duvidas-frequentes-2

  1. Visto: o visto é uma autorização para as pessoas entrarem em determinados países. Alguns países exigem este documento, outros não. Como cada caso é um caso, o ideal é verificar se o país que você pretende viajar está com as fronteiras abertas para brasileiros ou se terá que pedir o visto. Há categorias diferentes de visto, para turismo, trabalho ou estudo. Na hora de solicitar o seu, faça para a categoria certa para não ter problemas com a imigração.

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros

  1. Permissão internacional para dirigir: é um documento que atesta, internacionalmente, sua autorização para dirigir. Alguns países exigem esse documento e outros aceitam a carteira de motorista do país de origem. É possível fazer o documento online, através do site do Detran:

http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/solicitacaoPID

  1. Carteira de vacinação: isso mesmo, muitos países exigem comprovante de vacinas, principalmente a da febre amarela. Verifique se o seu destino está entre eles e providencie a sua comprovação de vacina.
  1. Seguro viagem: além de ser muito útil para evitar surpresas desagradáveis durante uma viagem, o seguro internacional é exigido para entrada em diversos países, principalmente na Europa, onde a cobertura de acidentes mínima exigida é de cerca de 40 mil dólares. Muitos outros países também exigem que o viajante tenha cobertura de saúde. Vale lembrar que, mesmo em países em que o seguro não é obrigatório, um acidente em viagem pode custar milhares de dólares.

Para saber mais sobre o seguro viagem e os tipos de cobertura, o ideal é contratar uma corretora de confiança, bem informada sobre as exigências internacionais e as apólices disponíveis no mercado.

Não esqueça de fazer seu check-list antes da viagem, certificando-se que está tudo em ordem.

Boa viagem! 

IS Interseller

Inovando para Surpreender, inovando para Solucionar.

LEIA TAMBÉM:

Seguro de vida e Covid-19 – Seu seguro cobre óbito durante a pandemia?

ALONGAMENTOS PARA FAZER EM CASA DURANTE A QUARENTENA

PLANO DE SAÚDE E TIPOS DE TESTES DE COVID – TEM COBERTURA?

A NOVA IS

0 comentários

Faça seu comentário

×