Previdência privada, quais os benefícios de investir?

Previdência privada, quais os benefícios de investir?

Com as novas mudanças da previdência social, ficou ainda mais difícil para a maioria dos trabalhadores brasileiros se aposentar nos moldes do INSS. A previdência privada passou a ser uma boa alternativa de investimento para a sua aposentadoria.

Você sabe como ela funciona? Conhece os benefícios desse investimento?

Neste post vamos tirar as dúvidas mais frequentes e explicar para quais são os seus principais benefícios ao contratar uma previdência privada. 

O que é previdência privada? 

Trata-se um plano de aposentadoria que não está ligado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e é fiscalizado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Ele já é um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros, já que a sua correção é mais alta que a da poupança.

Os planos de PP podem ser contratados por pessoas de qualquer idade e não é necessário comprovação de renda.

Você pode contratá-lo por conta própria, através do seu banco ou por uma corretora de seguros.

Na contratação, você pode montar o seu plano de investimento conforme as suas possibilidades, escolhendo o valor que deseja investir, como deseja investir e em qual prazo e a forma você deseja resgatar. 

O que preciso saber para definir qual é a melhor opção de previdência privada?

São dois os tipos disponíveis. Veja qual deles é o mais indicado para você:

  • Plano gerador de benefício livre (PGBL):  este plano é recomendado para quem tem um rendimento mensal mais alto, que declaram o Imposto de renda com o formulário completo, já que o valor pago para a previdência privada pode ser deduzido de I.R. Porém, quando o beneficiário sacar o montante no final do plano, o valor do I.R. será cobrado sobre o valor de saque. 
  • Valor gerador de benefício livre (VGBL): nesta categoria, o investidor pagará o imposto de renda no momento do saque, referente aos valores rendidos durante a aplicação. Resumindo, se durante os anos de investimento você aplicou 300 mil e quando for sacar o valor, você tem 530 mil para saque, o imposto de renda será cobrado sobre os 230 mil, que é o valor do rendimento.

Você também terá que escolher entre tabela de imposto regressiva ou progressiva. Veja o que significa:

  • Tabela regressiva de imposto: essa tabela de imposto é mais indicada para as pessoas que farão investimentos de longuíssimo prazo, pois a cada dois anos de investimento a taxa de contribuição no I.R. diminui. 
  • Tabela progressiva de imposto: esta é a categoria para os investidores que irão investir por poucos anos ou valores não tão altos. Ela tem uma tabela de valor de pagamento no final do plano e o I.R. será cobrado com base nesta tabela.

A previdência privada permite que você possa fazer portabilidade de um banco para outro, ou de um banco para uma seguradora que também tenha plano de previdência privada. Se você perceber que o seu investimento está rendendo menos do que em outros bancos, você pode transferi-lo sem taxas. 

Em caso de falecimento, a previdência privada funciona como um seguro. Quando você adquiriu o seu plano, você indicou um beneficiário, ele poderá resgatar o valor sem precisar fazer um inventário.

Existem outras taxas como a de carregamento, a de gestão e a de saída, verifique as taxas que são obrigatórias. Fique atento, não pague as desnecessárias, assim o seu investimento irá render mais.

Conte com a IS Interseller para a sua cotação e para contratar o melhor plano de previdência. 

IS Interseller

Inovando para Surpreender, inovando para Solucionar.

LEIA TAMBÉM:

Qual é o melhor seguro de vida para você? – Parte 2

O que meu plano de saúde e odontológicos são obrigados a cobrir?

Como fazer uma boa gestão financeira

Qual é o melhor seguro de vida para você? – Parte 1

COMO FICAM OS PLANOS DE SAÚDE APÓS A SUSPENSÃO DO REAJUSTE

Seguro saúde, o que sua empresa precisa saber ao contratar?

A história do seguro – Como ele surgiu.

Qual a importância de se contratar um seguro de automóvel?

O que você precisa saber antes de viajar para o exterior.

Seguro de vida e Covid-19 – Seu seguro cobre óbito durante a pandemia?

ALONGAMENTOS PARA FAZER EM CASA DURANTE A QUARENTENA

PLANO DE SAÚDE E TIPOS DE TESTES DE COVID – TEM COBERTURA?

A NOVA IS

COMO PROTEGER AINDA MAIS O MEU PET?

0 comentários

Faça seu comentário

×